previsão do tempo

VÍDEO: chuva ultrapassa média do mês de maio em Santa Maria

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Instabilidade avança pela Região Central na manhã desta quinta-feira

ATUALIZADA: matéria atualizada em 21 de maio de 2020, às 18h42min

Como previsto, a chuva voltou à região na manhã desta quinta-feira. Santa Maria teve um amanhecer nublado, enquanto que outras cidades já registravam acumulados de chuva nas primeiras horas do dia (confira abaixo). No Coração do Rio Grande, a precipitação começou por volta das 10h30min no centro da cidade. Antes da chuva, o cenário já era de nuvens densas, trovões e vento. As rajadas chegaram a 56 km/h segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por volta de 10h. Até às 16h, o acumulado era de 38 milímetros, em média, na cidade. Em todo o mês de maio, até por volta de 19h desta quinta-feira, Santa Maria já tem acumulado de 159,6 mm, ultrapassando a média do mês, de 154mm. Isso não acontecia desde janeiro na cidade.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Rua Wanda de Aguiar Horta, em Camobi, foi coberta pela água

Índice de chuvas nas últimas 12h por bairros:

  • Lorenzi: 43,2mm 
  • Patronato: 41mm
  • Camobi: 37,8mm 
  • João Goulart: 36,4mm


Uma frente fria, vinda da Fronteira Oeste, é a causa da instabilidade do clima na região. Os acumulados podem chegar a até 100 milímetros, e a chuva pode permanecer na área central do Estado até o fim de semana, conforme o meteorologista Gustavo Verardo.

Abril foi o mês com menores indicadores de violência de 2020 em Santa Maria

Segundo a Defesa Civil de Rosário do Sul, o município teve, até às 14h, 90 milímetros registrados. São Gabriel, de acordo com informações da prefeitura, teve o maior volume de chuva, com 130 milimetros desde a noite de ontem até às 16h30min de hoje. As rajadas de vento chegaram a 37 km/h na Terra dos Marechais no começo da madrugada.

Em Santiago, até às 16h, já havia chovido 70 milímetros. Ao meio-dia, a chuva também chegou em Tupanciretã. Entretanto, o acumulado por lá ainda era tímido às 13h, apenas 2 milímetros.

Menos da metade dos contribuintes entregou declaração do Imposto de Renda

Acumulado de chuva até 16h30min na região (Inmet)*:

  • Santa Maria: 51,6 mm
  • Caçapava do Sul: 89,8 mm
  • São Gabriel: 85,2 mm
  • Santiago: 70 mm*
  • Rosário do Sul: 90mm*

*A estação automática do Inmet em Santiago e Rosário do Sul não disponibilizou dados nesta quinta-feira, informações são da prefeitura

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Com a o tempo instável, o guarda-chuva virou item essencial

Não foram registrados grandes estragos em Santa Maria, de acordo com Adão Lemos, coordenador da Defesa Civil na cidade. A chuva obrigou a população a sair de casa com guarda-chuva ou capa. As principais pancadas de chuva ocorreram por volta de 11h. Às 11h45min, o movimento nas áreas centrais era menor em comparação com dias de sol.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Mateus Silva (Arquivo Pessoal)
Em registro do leitor, céu estava colorido no amanhecer

VÍDEO: o balanço dos dois meses de pandemia em Santa Maria

ROSÁRIO DO SUL
A chuva começou ainda no início da madrugada. Por volta das 2h30min, caíram as primeiras gotas, e a precipitação seguiu durante a manhã. 

Conforme o chefe municipal da Defesa Civil, Iran Najar, por enquanto, não há riscos de que a chuva cause estragos na cidade. Ele demonstra otimismo com um possível alívio para a agricultura e aumento de reservatórios. Como os níveis dos rios estavam baixos, não devem ser registrados situações de risco para a população que mora próximo das margens.

- Vai aliviar a estiagem, estava tudo seco. Para ter problemas com os rios, só se chovesse forte por quatro ou cinco dias - falou.

O trabalha da Defesa Civil, até o momento, ainda é de monitoramento na cidade. Segundo Iran Najar, além da chuva, o vento que atingiu Rosário do Sul na madrugada preocupou, mas não foram registrados danos.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

SÃO GABRIEL
Cidade vizinha de Rosário do Sul, São Gabriel registrou acumulado de 83 mm somente na quinta-feira, de acordo com o InMet. Segundo a prefeitura, apesar da chuva muito intensa, não houve registro de danos ou estragos em função das pancadas. 

SANTIAGO 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

A barragem do município subiu dois metros e meio nas duas últimas chuvas registradas no município e está com o nível e 8 metros e 70 centímetros. De acordo com a prefeitura, não houve registro de estragos na cidade. 

*Colaboraram Felipe Backes, Leonardo Catto e Jaiana Garcia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

40 vagas de emprego para Santa Maria Anterior

40 vagas de emprego para Santa Maria

Duas pessoas ficam presas às ferragens em acidente em Santa Maria Próximo

Duas pessoas ficam presas às ferragens em acidente em Santa Maria

Geral